QUEM FOI ARAKELIAN:
A renovação da Arquitetura e Urbanismo em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nos models da Arquitetura Moderna tem longa trajetória, e seu início passa necessariamente por Armenio Iranick Arakelian.
Arakelian era filho dos imigrantes armênios Kashik Arakelian e Yossana Irani Arakelian, que chegaram em Campo Grande em 1923 e se dedicaram ao comércio, abrindo a Casa Selecta, na rua 14 de Julho, especializada em iguarias importadas. Armênio nasceu nessa cidade, mas cursou parte do ensino fundamental e médio em São Paulo e ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde diplomou-se em 1966, com 30 anos de idade. Voltou a Mato Grosso, chamado pelo governador Pedro Pedrossian, e junto a arquitetos paulistas como Oscar Arine, integrou a Secretaria de Obras Públicas do estado.
Associado a arquitetos paulistas que o precederam, Oscar Arine, William Munford, Sérgio Zaratin, Cyriaco Maymone, Jesus Escalante e Avedis Balabanian, concebeu projetos, planos e acompanhou a construção do campus universitário em Campo Grande, que após a criação do estado de Mato Grosso do Sul viria a transformar-se na UFMS. Alem destes, atuou em projetos para o campus de Cuiabá e seus edificios, em escolas, forum, residencias e praças nesta cidade e em Três Lagoas.
Aluno dos mestres Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Corona, que por sua vez seguiam os preceitos de Mies van der Rohe e Le Corbusier, Arakelian admirava e seguia em seus projetos a arquitetura praticada em Paulo. Em sua biblioteca encontram-se dezenas de publicações em livros e periódicos sobre esses arquitetos e também sobre o norte americano Frank Lloyd Wright e outros, embora em menor frequencia.
Arakelian era tambem admirador do Neoplasticismo de Mondrian e na escultura, seguia os passos de Caetano Fracarolli, escultor italiano radicado em São Paulo que compunha um meio artistico efervescente e tinha seus ateliers no Palácio das Indústrias. Fracarolli é autor de vários monumentos como “A Mãe”, na praça Buenos Aires, e “Leitura”, no saguão principal da Bibliotoca Municipal Mário de Andrade, ambos em São Paulo. Fracarolli, que tinha sido professor de Arakelian na FAUUSP, foi chamado por este para projetar o Monumento Símbolo, no centro da praça principal do campus. O monumento foi concebido sob a estética da Gestalt e implantando de forma que pudesse ser visualizado sem obstruções. O Monumento é hoje o ícone e logomarca da UFMS.
O concreto armado aparente é a linguagem arquitetônica de Arakelian. Essa linguagem traduz força e elegancia estrutural, estrutura aparente sem revestimento e fluidez espacial integrando espaço interno e externo, assim como a arquitetura moderna propugnava Isto vem mostrar que a arquitetura moderna da década de 60, praticada aqui,que pode ser vivamente demonstrada pela obra de Arakelian, é um legado que ainda carece de pesquisas mais profundas e profusas, o que esta página se propõe a incentivar. Arakelian ganhou o Premio de Arquiteto do ano pelo Sindicato de Arquitetos de Mato Grosso do Sul, no ano de 2004, aos 68 anos de idade.